Vídeo educativo sobre a embriopatia pelo vírus Zika

A partir do segundo semestre de 2015 observou-se no Brasil o nascimento de um grande número de bebês com microcefalia grave e anomalias cerebrais. Logo em seguida, observou-se que estas anomalias estavam associadas com a infecção materna pelo vírus Zika.

A Sociedade Brasileira de Genética Médica imediatamente organizou uma força tarefa para ajudar a caracterizar clinicamente esta nova síndrome. Mutirões envolvendo diversos profissionais de saúde bem como médicos de diferentes especialidades uniram-se, elaborando um protocolo de exame clinico.

O resultado deste trabalho foi registrado no documentário que disponibilizamos agora, produzido durante um mutirão realizado em Fortaleza, Ceará em maio de 2016.

Este filme procura auxiliar profissionais de saúde no exame clinico de bebês com microcefalia ou alterações neurológicas em regiões onde há a circulação do vírus zika.

Dra. Lavinia Schüler-Faccini
Ex-Presidente da SBGM (2012-2016)
Coordenadora da Força Tarefa relacionada à embriopatia pelo vírus Zika

Posted in Artigos.

3 Comments

  1. Bom dia, trabaho na Vigilância epidemiológica do municipio de Santa Rosa – RS e participei do Simpósio Gaúcho da Síndrome da Zika Congênita, onde foi apresentado o vídeo. Gostaria de reproduzir o vídeo para os profissionais do município. Já busquei em diversos links, mas ele foi tirado do canal. Podes me indicar um link válido, por favor.
    Atte,

    Greici Stefan Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *